Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Estudante do Campus Uberlândia Centro se destaca em Olimpíada Internacional de Física e Cultura

Aluno do 1º ano do Ensino Médio Integrado recebeu um cartão bronze na edição 2019 da competição

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 11/11/2019 às 00:00
  • Última modificação 12/11/2019 às 11:05
Giovane, com cartão recebido como prêmio na IPHCO, ao lado de sua professora

Ao longo deste ano, os estudantes do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), conquistaram bons resultados em diversas competições do conhecimento. O premiado mais recente foi o estudante Giovane Simamoto Lemes, do 1º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Computação Gráfica, que conquistou o cartão cobre na 3ª Olimpíada Internacional de Física e Cultura (IPhCO), criada e organizada no Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba.

Voltada para estudantes do Ensino Médio do Brasil e exterior, a IPhCO é voluntária e suas provas foram realizadas em maio deste ano. Os conteúdos das questões de física da são aqueles tipicamente encontrados nos livros didáticos das escolas de ensino médio no Brasil. A prova era composta de dez questões, que foram disponibilizadas pela organização entre os dias 08 e 25 de maio deste ano. Os estudantes com melhor desempenho na resolução das questões foram premiados com cartões postais nas categorias ouro, prata e bronze. Giovane conquistou um cartão bronze na competção.

Uma vez que alunos de todos os anos do ensino médio podem participar, a física envolvida na resolução das questões apresenta grau de dificuldade fácil a médio. São oferecidos desafios -extra para quem quiser ir um pouco além.

Sobre a Olimpíada

A IPhCO é uma olimpíada multidisciplinar onde Arte, Cultura, Geografia, História, Matemática e Física formam a estrutura base dessa competição que tem uma proposta simples: incentivar a busca de conhecimento promovendo e divulgando ciência e cultura.