Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Edital do programa LaPassion 2020 tem vaga para alunos de graduação do Campus Uberlândia Centro

Edição 2019 acontece em Goiânia e selecionados têm direito a apoio financeiro para viagem e estadia

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 10/12/2019 às 00:00
  • Última modificação 09/12/2019 às 16:28
Programa é voltado para alunos dos cursos de graduação do IFTM

Estão abertas até o dia 05 de fevereiro de 2020 as inscrições para a seleção de estudantes que vão atuar em Projetos Multidisciplinares do LaPassion – Edição de Goiânia (Goiás). Serão selecionados dois estudantes dentre todos os cursos superiores ofertados pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) nos campi: Uberaba ,Uberaba Parque Tecnológico (UPT), Patrocínio, Paracatu, Uberlândia, Ituiutaba e Uberlândia Centro. Os selecionados vão participar de um programa de imersão de dez semanas, entre 09 de março e 15 de maio de 2020, no qual vão desenvolver projetos em equipe.

As inscrições  devem ser feitas pelo e-mail da Coordenação Geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais (Cenid): selecaointernacional@iftm.edu.br. Os interessados devem apresentar toda documentação exigida no item 4 do edital, sendo obrigatória a digitalização em PDF dos documentos obrigatórios solicitados.

Cada aluno selecionado fará jus ao apoio para viagens (€ 180,00) e estadia (€ 3010,00). O desembolso do apoio à viagem será realizado após a seleção dos alunos. Todo recurso para apoio financeiro será destinado pelo projeto LA PASSION (programa ERASMUS+).

O processo seletivo vai considerar, entre outros pontos, o coeficiente de rendimento do estudante, assim como a avaliação dos conhecimentos de Inglês. Entre os requisitos básicos, dispostos no item 3 do edital, estão ter idada  igual ou superior a 18 anos e estar regularmente matriculado e frequente em um dos cursos superiores de Bacharelado, Licenciatura, Tecnólogo ou Mestrado.

O interessado em se inscrever deve fazer leitura atenta de todo edital e cumprir todos os requisitos para inscrição.

Experiência que faz a diferença

A edição de 2019 do LaPassion aconteceu na cidade de Uberaba e contou com a participação de um estudante do Campus Uberlândia Centro. Flávio Pinheiro Rodrigues Neves é aluno do curso de tecnologia em Marketing e viveu a experiência de ficar dez semanas imerso no projeto, convivendo com estudantes de outros campi, assim como de outros países como Portugal, Uruguai e Espanha.

A equipe de 25 pessoas se dividiu em grupos e cada grupo tinha a tarefa de desenvolver um projeto ligado à área de empreendedorismo. O grupo de Flávio ficou responsável por atuar com a empresa Bem Brasil, que tem atuação no Triângulo Mineiro e produz, segundo seu site, 250 mil toneladas de batata pré-frita congelada. Segundo Flávio, a missão era criar um projeto de aproveitamento de resíduos para a empresa e o projeto rendeu uma ótima experiência.

“Algumas empresas conseguem reaproveitar 100% do seu resíduo líquido e a Bem Brasil tinha alguns projetos, mas queria também conseguir reaproveitar a totalidade. A gente apresentou como protótipo uma ideia diferente, mais econômica e fez uma escala proporcional. Foi uma experiência muito boa para mim, porque era voltada para a área de empreendedorismo e tinha atuação prática. Tivemos a chance de visitar a fábrica e conversar com o presidente de uma empresa multinacional, que atua em larga escala”, afirma o estudante, que ainda reforçou como ponto positivo a oportunidade de atuar com pessoas de outras áreas.

“Meu grupo me mostrou como pensar fora da caixa. Tive que aprender diversos conteúdos que não usei na faculdade, como química, por exemplo. Ao longo do projeto, eu vi onde eu poderia colaborar com meus conhecimentos de marketing. Além disso, foi uma chance de conhecer outras culturas e outras formas de trabalhar. Às vezes o pessoal pensa apenas em fazer intercâmbio, mas o LaPassion é uma experiência muito enriquecedora também”, completa.

Sobre o LAPASSION

O LAPASSION (Latin America Practices and Soft Skills for na Innovation Oriented  Network) é um projeto do Programa Erasmus+ com financiamento aprovado na União Europeia e da Iniciativa de Reforço de Capacidades para Instituições de Ensino Superior geridas através da Agência Executiva Educativa, Audiovisual e Cultural (EACEA). Envolve parceiros de Portugal, Finlândia, Espanha, Brasil, Uruguai e Chile.

O consórcio LAPASSION tem como motivação criar uma solução única para abordar diferentes problemas que afetam a juventude nas Instituições de Ensino Superior (IES), ajudando os alunos a obter uma melhor formação em termos de inovação, habilidades técnicas e internacionalização.

É lançado desafios para grupos multidisciplinares de estudantes para a criação e o desenvolvimento de soluções inovadoras ou protótipos para que se tem um impacto no emprego, criatividade, produtividade, inovação e pensamento global das organizações e indivíduos envolvidos no processo.

Em 2018, o LAPASSION foi realizado em Santiago, no Chile. Já a proposta de 2019 foi apresentada durante reunião dos reitores dos Institutos Federais, na qual acordaram que seus alunos participariam do LAPASSION em Uberaba, no período de março a maio, juntamente com alunos internacionais e de Institutos Federais das regiões Sudeste e Centro-Oeste, com o tema Alimentação para o Futuro.

Em 2020, o projeto será realizado no IFG, em Goiânia.