Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM tem servidora representante eleita da Região Sudeste na Comissão Brasileira de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal (CBBI)

A instituição será representada pela servidora Fernanda Faria, bibliotecária do IFTM Campus Patos de Minas

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 08/01/2020 às 14:30
  • Última modificação 08/01/2020 às 14:57

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) será o representante da Região Sudeste na Comissão Brasileira de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CBBI). A eleição para escolha dos integrantes ocorreu durante o X Seminário Brasileiro de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), na cidade de Vitória/ES em outubro de 2019. A escolha dos membros se deu por votação online e contou com a presença de representantes de diversos Institutos Federais.

A servidora Fernanda Faria, bibliotecária-documentalista do IFTM Campus Patos de Minas, representante eleita para a CBBI, integra um grupo seleto de bibliotecários que atuam na Rede Federal e que aceitaram representar, organizar, liderar reflexões, debates e propor novas ideias e parâmetros visando a excelência do desenvolvimento das bibliotecas da Rede. A CBBI é filiada à Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB).

Como representante do IFTM na CBBI, a servidora Fernanda Faria contribuirá com seu trabalho em busca da qualidade de acervo bibliotecário não somente de sua instituição de origem como também de todas as instituições da Rede Federal.

A CBBI

A Comissão Brasileira de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CBBI) foi instituída em 06 de outubro de 2011, em Assembleia Plenária do VI Fórum Nacional de Bibliotecários dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, ocorrido em Petrolina – PE, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano.

São finalidades da CBBI: representar as Bibliotecas das RFEPCT junto aos diversos segmentos organizados da sociedade, como órgãos governamentais, entidades ligadas à educação, pesquisa e extensão, sociedade civil, dentre outros; atuar como veículo de articulação, discussão, deliberação, encaminhamento, acompanhamento e execução das políticas e ações necessárias ao desenvolvimento das Bibliotecas ligadas a RFEPCT; e desenvolver atividades de capacitação, estudos, pesquisas e propostas vinculadas às atividades das Bibliotecas da Rede.