Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mestrandos de cursos ligados ao IFTM iniciam atividades em novas turmas neste segundo semestre
Início do conteúdo da página
Notícias

Mestrandos de cursos ligados ao IFTM iniciam atividades em novas turmas neste segundo semestre

Dois programas de mestrado, um do Instituto e outro em parceria, incluem mais de 30 estudantes

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 12/08/2019 às 10:00
  • Última modificação 12/08/2019 às 11:51
Alunos do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (MPET) e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em aula inaugural na última sexta-feira, 9 de agosto, no IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
Alunos do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (MPET) e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em aula inaugural na última sexta-feira, 9 de agosto, no IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
Crédito: Coordenação do ProfEPT

A árdua rotina de atividades de um grupo de novos estudantes de mestrado teve início neste mês de agosto. Nos próximos dois anos, 37 estudantes de dois programas de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica estarão às voltas com aulas, textos e a escrita de suas dissertações. As aulas do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (MPET) tiveram início em 8 de agosto, com a apresentação dos programas, da equipe docente e dos novos alunos. Ainda, no dia 8, ocorreu a reunião de colegiado com os docentes dos dois programas, além de representantes dos alunos, nas quais foram discutidas diretrizes, apresentadas sugestões e feita uma avaliação contínua dos cursos.

O ProfEPT é um programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ofertado em rede nacional, do qual participam todos os institutos federais brasileiros, incluindo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Os alunos fazem parte das disciplinas presencialmente, mas podem cursar outra parte na modalidade a distância com professores de todo o Brasil. O IFTM é um dos pólos do programa no Brasil e as aulas presenciais acontecem no Campus Uberaba Parque Tecnológico. O ProfEPT está na sua terceira turma e, em 2019, estão acontecendo as primeiras defesas no IFTM.

Já o MPet é programa de pós-gradução nível stricto sensu do próprio IFTM, também voltado para a Educação Tecnológica.  As aulas acontecem no Campus Uberaba e o MPET chega, este ano, em sua sexta edição.

A equipe docente dos dois programas conta com professores do IFTM, sendo que muitos deles lecionam disciplinas em ambos. Segundo o coordenador do ProfEPT no IFTM, Ernani Viriato, os dois programas são muito importantes para o Instituto e a experiência adquirida tende a fazê-los crescer cada vez mais. “É muito importante para a nossa instituição conseguir oferecer programas de pós-graduação em Educação Tecnológica, pois são conhecimentos que retornam para o Instituto. O MPet já tem mais tempo de existência, com várias dissertações, e o ProEPT já progrediu bastante, com um amadurecimento muito grande em termos de gestão, propósito e compartilhamento de experiências”, avalia.

No ProfEPT, além da dissertação, o concluinte também tem que apresentar um produto educacional. A primeira defesa do programa aconteceu neste segundo semestre e, segundo Ernani, já vai contribuir para o próprio IFTM. “As primeiras defesas são um marco para o programa. Na nossa primeira defesa, a aluna está propondo um momento de formação continuada com os professores do Instituto no ano que vem. Então, estamos sentindo o retorno desse material para o IFTM”, conclui.

Começar com o pé direito

As primeiras atividades do ProfEPT e do MPET aconteceram nos dias 8 e 9 de agosto. Os novos alunos acompanharam palestras sobre o programa, sobre a rotina de um mestrando, sobre um mestrado em Educação Tecnológica, além de ouvir discentes de turmas passadas e acompanhar uma palestra sobre a história da Educação Profissional no Brasil. Houve também momentos de confraternização entre os discentes e docentes dos programas.

Os alunos  do ProfEPT terão aulas nas tardes de quinta-feira e durante todo o dia às sextas-feiras. Já no MPET, as aulas ocorrem às quintas e sextas-feira o dia todo. Nas quintas à tarde, acontece uma reunião de colegiado com os docentes dos dois programas, além de representantes dos alunos, nas quais são discutidas diretrizes, apresentadas sugestões e se faz uma avaliação contínua dos cursos.

Stricto Sensu no IFTM

Além dos cursos de mestrado em Educação Tecnológica, o IFTM também oferta outros dois cursos de pós-graduação stricto sensu: o mestrado em Ciência e Tecnologia em Alimentos e o mestrado em Produção Vegetal, ambos no Campus Uberaba. Informações sobre cada um dos quatro cursos de mestrado do Instituto podem ser obtidas no link http://www.iftm.edu.br/cursos/mestrado/



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página