Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mestrandos de cursos ligados ao IFTM iniciam atividades em novas turmas neste segundo semestre

Dois programas de mestrado, um do Instituto e outro em parceria, incluem mais de 30 estudantes

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 12/08/2019 às 10:00
  • Última modificação 12/08/2019 às 11:51
Alunos do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (MPET) e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em aula inaugural na última sexta-feira, 9 de agosto, no IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
Crédito: Coordenação do ProfEPT

A árdua rotina de atividades de um grupo de novos estudantes de mestrado teve início neste mês de agosto. Nos próximos dois anos, 37 estudantes de dois programas de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica estarão às voltas com aulas, textos e a escrita de suas dissertações. As aulas do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (MPET) tiveram início em 8 de agosto, com a apresentação dos programas, da equipe docente e dos novos alunos. Ainda, no dia 8, ocorreu a reunião de colegiado com os docentes dos dois programas, além de representantes dos alunos, nas quais foram discutidas diretrizes, apresentadas sugestões e feita uma avaliação contínua dos cursos.

O ProfEPT é um programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ofertado em rede nacional, do qual participam todos os institutos federais brasileiros, incluindo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Os alunos fazem parte das disciplinas presencialmente, mas podem cursar outra parte na modalidade a distância com professores de todo o Brasil. O IFTM é um dos pólos do programa no Brasil e as aulas presenciais acontecem no Campus Uberaba Parque Tecnológico. O ProfEPT está na sua terceira turma e, em 2019, estão acontecendo as primeiras defesas no IFTM.

Já o MPet é programa de pós-gradução nível stricto sensu do próprio IFTM, também voltado para a Educação Tecnológica.  As aulas acontecem no Campus Uberaba e o MPET chega, este ano, em sua sexta edição.

A equipe docente dos dois programas conta com professores do IFTM, sendo que muitos deles lecionam disciplinas em ambos. Segundo o coordenador do ProfEPT no IFTM, Ernani Viriato, os dois programas são muito importantes para o Instituto e a experiência adquirida tende a fazê-los crescer cada vez mais. “É muito importante para a nossa instituição conseguir oferecer programas de pós-graduação em Educação Tecnológica, pois são conhecimentos que retornam para o Instituto. O MPet já tem mais tempo de existência, com várias dissertações, e o ProEPT já progrediu bastante, com um amadurecimento muito grande em termos de gestão, propósito e compartilhamento de experiências”, avalia.

No ProfEPT, além da dissertação, o concluinte também tem que apresentar um produto educacional. A primeira defesa do programa aconteceu neste segundo semestre e, segundo Ernani, já vai contribuir para o próprio IFTM. “As primeiras defesas são um marco para o programa. Na nossa primeira defesa, a aluna está propondo um momento de formação continuada com os professores do Instituto no ano que vem. Então, estamos sentindo o retorno desse material para o IFTM”, conclui.

Começar com o pé direito

As primeiras atividades do ProfEPT e do MPET aconteceram nos dias 8 e 9 de agosto. Os novos alunos acompanharam palestras sobre o programa, sobre a rotina de um mestrando, sobre um mestrado em Educação Tecnológica, além de ouvir discentes de turmas passadas e acompanhar uma palestra sobre a história da Educação Profissional no Brasil. Houve também momentos de confraternização entre os discentes e docentes dos programas.

Os alunos  do ProfEPT terão aulas nas tardes de quinta-feira e durante todo o dia às sextas-feiras. Já no MPET, as aulas ocorrem às quintas e sextas-feira o dia todo. Nas quintas à tarde, acontece uma reunião de colegiado com os docentes dos dois programas, além de representantes dos alunos, nas quais são discutidas diretrizes, apresentadas sugestões e se faz uma avaliação contínua dos cursos.

Stricto Sensu no IFTM

Além dos cursos de mestrado em Educação Tecnológica, o IFTM também oferta outros dois cursos de pós-graduação stricto sensu: o mestrado em Ciência e Tecnologia em Alimentos e o mestrado em Produção Vegetal, ambos no Campus Uberaba. Informações sobre cada um dos quatro cursos de mestrado do Instituto podem ser obtidas no link http://www.iftm.edu.br/cursos/mestrado/