Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM marcou presença na 43ª Reditec

IFTM marcou presença na 43ª Reditec

Dirigentes da instituição apresentaram trabalhos, ministraram oficinas e conduziram mesas-redondas

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 19/09/2019 às 10:15
  • Última modificação 19/09/2019 às 10:19
Dirigentes do IFTM participando da 43ª Reditec em Florianópolis
Crédito: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) marcou presença na 43ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que este ano ocorreu de 9 a 13 de setembro, em Florianópolis, e abordou o tema “Mãos que fazem, mentes que transformam: 110 anos da Educação Profissional no Brasil”.

Além de participarem como ouvintes, dirigentes da instituição apresentaram trabalhos, ministraram oficinas e conduziram mesas-redondas.

No dia 10 de setembro, o pró-reitor de Administração do IFTM, Marco Antônio Maciel, ministrou oficina intitulada "A Distribuição da Matriz Orçamentária da Rede EPT" para aproximadamente 150 pessoas. Marco, que também ocupa o cargo de coordenador da Comissão de Orçamento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif – vem desenvolvendo esse trabalho de apresentar a metodologia de distribuição do orçamento nos últimos anos.

“A Matriz Conif cruza os dados com Plataforma Nilo Peçanha (PNP) para gerar o orçamento do campus. Com ela é possível construir as propostas orçamentárias de acordo com número de estudantes, modalidades de curso, quantitativo da assistência estudantil, entre outros fatores. Em dois anos, percorrendo os Institutos Federais, a apresentei em 24 instituições da Rede Federal. Entretanto, ela está em constante atualização para facilitar os trabalhos”, revela Marco.

Durante a Mostra de Experiências Exitosas da 43ª Reditec, o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do IFTM, Johann Max Hofmann Magalhães, apresentou projeto de inovação desenvolvido durante o curso Lideranças em Tecnologia da Informação e Comunicação, do Programa de Desenvolvimento de Lideranças da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP.

O projeto apresentado contemplou o desenvolvimento de diversas soluções focadas na resolução de problemas da rede, como por exemplo, o Rei-Thor, uma ferramenta de apoio à gestão e à tomada de decisões que leva em consideração a centralização, gestão e processamento dos dados gerados pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O projeto foi realizado em conjunto pelos diretores de TIC, Carla Pires, do Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSUL; Erlan Souza, do Instituto Federal de Rondônia – IFRO; Edimária Lamounier, do Instituto Federal de Brasília – IFB; Lucas Pereira, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN; e Rodolfo Gonçalves, do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT.

O Fórum dos Assessores de Relações Internacionais – FORINTER – da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica também ocorreu durante a 43ª Reditec e contou com a promoção de diversas mesas-redondas com a participação de profissionais internacionais – de países como Canadá, Chile, Estados Unidos, Espanha e Lisboa. A coordenadora do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, Juliana Vilela Alves, que também é coordenadora do FORINTER, foi quem conduziu esses trabalhos.

Ainda, na mesa-redonda denominada “Oportunidades da Embaixada dos Estados Unidos”, houve a participação, também como condutor, do reitor do IFTM, professor doutor Roberto Gil Rodrigues Almeida.

Mais informações na página da 43ª Reditec e na página do Conif.