Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Patrocínio > Últimas Notícias > Pesquisadoras do Campus Patrocínio publicam trabalho no IEEE Latin American Robotics Symposium (LARS)

Congresso Internacional LARS é o principal evento de robótica do Brasil e foi realizado na cidade Rio Grande (RS)

• Publicado em 02/11/2019 às 08:15
  • Última modificação 01/11/2019 às 08:12
A pesquisadora Naya Leticia Batista Souza, estudante do Bacharelado em Engenharia Elétrica no IFTM Campus Patrocínio, apresentando o artigo em inglês no IEEE LARS no dia 25 de outubro de 2019, em Rio Grande, RS.
Crédito: Aline Furtado

O artigo "Tabu search for the surveillance task optimization of a robot controlled by two-dimensional stochastic cellular automata ants model", de autoria das pesquisadoras Naya Leticia Batista Souza e Professora Danielli Araújo Lima compõe um dos resultados do projeto de pesquisa "Controlador de um time de robôs baseado em autômatos celulares bidimensionais na tarefa de vigilância", aprovado no edital 14/2018, desenvolvido e financiado pelo IFTM Campus Patrocínio desde o início do ano de 2019. O projeto também já foi premiado no Simpósio de Iniciação Científica (SIN) em 2019.

O artigo publicado no LARS apresenta um controlador para um robô baseado em autômatos celulares, colônia de formigas e busca Tabu, sendo estas técnicas de inteligência artificial. Todas estas técnicas foram empregadas com a finalidade de realizar o patrulhamento e a vigilância de ambientes complexos de forma autônoma, reduzindo a necessidade de instalação de diversas câmeras de segurança em estruturas prediais.

O artigo estará disponível no IEEE Xplore, e possui Qualis Capes B3 na área de Ciência da Computação.

Por Danielli Araújo.