Iniciação Científica

O IFTM possui diversos programas de bolsas de iniciação científica e inovação tecnológica e um programa de iniciação científica voluntária para estudantes. As bolsas são financiadas pelo CNPq, pela Fapemig e IFTM (bolsas institucionais). Abaixo informações sobre os programas.

PIBIC é o programa de iniciação científica que visa estimar o pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação. No IFTM há cotas de bolsas pagas pelo CNPq, pela Fapemig e as institucionais (IFTM). Para ingresso no programa o estudante deve ter um orientador que juntos submetem um projeto de pesquisa e documentação em função de editais específicos. Os editais são publicados em www.iftm.edu.br.

PIBITI é o programa de bolsas de iniciação tecnológica e financiado pelo CNPq para estudantes de graduação. Há um edital específico e alguns campus possuem o programa; o estudante deve ter um orientador e informações estarão contidas no edital que é publicado em www.iftm.edu.br.

EM e BICJúnior é a iniciação científica e tecnológica para estudantes de ensino médio e ensino técnico; os estudantes devem ter um orientador e as bolsas são financiadas pelo CNPq e pela Fapemig; há editais específicos que são publicados em www.iftm.edu.br.

PIVIC é o programa de iniciação científica e inovação tecnológica voluntária do IFTM; o estudante deve ter um orientador e este edital é lançado em julho/agosto de todos os anos com aproximadamente seis datas de cadastros dos estudantes, orientadores e projetos. O edital também é publicado no site do IFTM e informações podem ser junto as coordenações de pesquisa de cada campus.

Orientações para Substituição de bolsista/voluntário e orientador de projetos de Iniciação Científica e Tecnológica do IFTM

As solicitações de substituição devem ser encaminhadas via DOCs para a Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFTM pelo orientador do projeto seguindo os seguintes procedimentos:

Para substituição de orientador

  • Elaborar um Ofício interno no DOCs (Virtual IFTM - nível de acesso Pessoal)
  • Anexar ao ofício: o formulário Substituição de ORIENTADOR (.docx) preenchido e o currículo Lattes do novo orientador atualizado.
  • Incluir as seguintes assinaturas no ofício: orientador atual, orientador que irá assumir o projeto, e CPPGI do Campus de origem.
  • Tramitar para DPPGI – Reitoria (Aos cuidados de Christiane Alves Calheiros Sakamoto)

Para substituição de bolsista/voluntário

  • Elaborar um Ofício interno no DOCs (Virtual IFTM - nível de acesso Pessoal)
  • Anexar ao ofício: formulário de solicitação Substituição de BOLSISTA e PIVIC (.docx) preenchido , relatório parcial, Termo de compromisso (.docx) assinado e currículo Lattes do aluno.
  • Incluir as seguintes assinaturas no ofício: orientador e CPPGI do Campus de origem.
  • Tramitar para DPPGI – Reitoria Reitoria (Aos cuidados de Christiane Alves Calheiros Sakamoto)

As solicitações serão processadas no mesmo mês se encaminhadas até o dia 05 (cinco).

Para cancelar projeto

  • Elaborar um Ofício interno no DOCs (Virtual IFTM)
  • Anexar ao ofício: relatório parcial, se for o caso.
  • Incluir as seguintes assinaturas no ofício: orientador e CPPGI do Campus de origem.
  • Tramitar para DPPGI – Reitoria